21/03/2014

PRIMAVERA, um soneto de Florbela anunciando a estação do Amor


"O nascer da Primavera" - pormenor de Flora
por Sandro Botticelli


É Primavera agora, meu Amor!
O campo despe a veste de estamenha;
Não há árvore nenhuma que não tenha
O coração aberto, todo em flor!

Ah! Deixa-te vogar, calmo, ao sabor
Da vida... não há bem que nos não venha
Dum mal que o nosso orgulho em vão desdenha!
Não há bem que não possa ser melhor!

Também despi meu triste burel pardo,
E agora cheiro a rosmaninho e a nardo
E ando agora tonta, à tua espera...

Pus rosas cor-de-rosa em meus cabelos...
Parecem um rosal! Vem desprendê-los!
Meu Amor, meu Amor, é Primavera!...

Florbela Espanca
("Reliquiae", parte anexa por Guido Battelli, à
 2.ª edição de Charneca em Flor (1931)





Referência:
In: ESPANCA, Florbela - Obra Poética, volume II, de "Obras de Florbela Espanca" - org. e notas de José Carlos Seabra Pereira. Lisboa: Editorial Presença, 2010, p. 172.