03/10/2013

Sofia Ribeiro canta Florbela Espanca




Ar - 2012 - CD

Sofia Ribeiro e Juan Andrés Ospina


A cantora de jazz Sofia Ribeiro, portuguesa mas sobretudo reconhecida e laureada internacionalmente, entre os seus discos "Dança da Solidão" (2005, com Marc Demuth), "Orik" (2008, com Marc Demuth Quartet), "Porto" (2010, com Gui Duvignau) e "Mil e uma cores" (2012), apresenta "Ar" (2012), em coautoria com Juan Andrés Ospina.

O disco foi gravado em Nova Iorque, produzido pelo colombiano Juan Andrés Ospina, e financiado através do sistema de crowd funding. A versatilidade da voz da cantora e dos músicos que a acompanham, reforça-se em "Ar", mas o que importa aqui destacar é que a universalidade musical deste disco contempla igualmente adaptações de poemas de autores portugueses - Florbela Espanca e Miguel Torga.

O texto poético de Florbela agora musicado como letra de canção, pode ser escutado na página oficial da cantora, como primeiro tema do álbum "Ar" «Os teus olhos» [excerto].

Ou ainda como música de fundo do vídeo do "making of" da coletânea "Ar":



Sofia Ribeiro, voz . Juan Andrés Ospina, piano
Petros Klampanis, baixo . Greg Ruggiero, guitarra
Marcelo Woloski, percussão



Encontrei a "letra" nos livros de poemas de Florbela: é um poema composto por 3 quadras, escrito a 21.01.1916, que bela voz! e que belo o poema de Florbela, ei-los, a voz e o poema:

 Os teus olhos [I]

O céu azul, não era
Dessa cor, antigamente;
era branco como um lírio,
ou como uma estrela cadente.

Um dia, fez Deus uns olhos
tão azuis como esses teus,
que olharam admirados
a taça branca dos céus.

Quando sentiu esse olhar:
“Que doçura que primor”!
Disse o céu, e ciumento,
tornou-se da mesma cor!


Para saber mais sobre a cantora: